domingo, 1 de outubro de 2017

Além do desarme e do chutão


Assim como acerta quando joga contra times com elenco mais qualificado ao optar por um esquema tático fechado, com jogadores na meia que só sabem desarmar, mas aceitável porque nossa zaga é segura, nosso goleiro ótimo e nossos 'meias' e  'atacantes' jogam recuados, Claudinei erra a não mudar seu esquema tático quando pode e hoje, ele não só poderia como deveria. Além disso ele também escalou mal e substituiu mais mal ainda.

Se o elenco do Avaí não tem qualidade para enfrentar de igual pra igual os Clubes com maior poder financeiro nas contratações, o esquema fechadinho e com os jogadores tento disciplina tática, funciona para se empatar ou ganhar alguns jogos por um a zero. Mas mesmo com um elenco 'enxuto', Claudinei hoje tem no banco jogadores que podem mudar um jogo e/ou lhe dar opção para usar outro esquema tático diante de uma colocação sempre muito perigosa na tabela.
Hoje Claudinei tinha o jogo perfeito pra isso, mas manteve seu esquema e novamente um homem a menos em campo, Juan. Ao voltar com ele no intervalo nossa comissão técnica mostrou para o Atlético Goianiense e para todos os Avaianos que estavam na Ressacada, que o 'complexo de vira-lata' da comissão técnica, iria continuar em campo. Sem coragem para mudar sua convicção durante o jogo, Claudinei tomou o primeiro gol (num pênalti infantil feito por Capa). 
Depois do gol fez suas primeiras substituições. Sacou Juan para entrada de Luan Pereira (esse tem que ser o titular, já disse isso antes) e Willians entrou no lugar do Joel. Pois 'Willians do Claudinei' foi o 'cara do jogo': em 15 minutos perdeu uma bola bisonha na meia cancha que deu o segundo gol para o Atlético e mais, perdeu dois gols feitos embaixo da trave.

Quando já estava dois a zero... Claudinei chamou quem a torcida Avaiana (que de vira-lata não tem nada) já tinha chamado a muito tempo: Marquinhos Santos. Que abuso me deu!
Mas mesmo assim foi o que valeu no jogo: Ver o M10 mostrando para Claudinei e Evando o que é Um Meia. Marquinhos e Luan deram vida a um time sem graça, que só sabe destruir. Mas quando no campo havia dois jogadores que sabem jogar futebol... nosso centro avante já tinha sido substituído para a entrada do Willians.

Primeiro queimaram o Rômulo, que joga mais bola do que Willians, e de uns tempo pra cá tão fazendo de tudo pra queimar o único camisa 10 que temos no elenco. 
E ainda vem com um papo de não 'queimar' jogador jovem... Por favor, que conversa de frouxo. Luan está pronto. Coloca pra jogar, porque quem conhece do riscado não 'amarela' nem quando jovem nem 'velho'. Não é mesmo, Luan e Marquinhos????

Precisamos de mais, mais futebol em campo. A vontade, a retranca e a disciplina tática devem permanecer, mas saber jogar bola além do desarme e do chutão é o que vai nos salvar da degola. 
#chatiada

Nenhum comentário: