terça-feira, 24 de novembro de 2015

Aprovado o novo Estatuto do Clube

Fonto: Vandrei Bion

Na noite de ontem a Assembléia Geral dos sócios do Avaí aprovou o novo Estatuto do Clube.
Entre as principais mudanças está a questão da eleição que ganha formato direto. As chapas deverão apresentar no próximo pleito a nominata de conselheiros e os nomes para os cargos de presidente executivo e vice. A eleição será direta, elegendo-se de uma vez só os membros executivos e do conselho.
Embora tenha surgido uma proposta de um mandato de três anos em meio à Assembleia Geral, os presentes aprovaram a proposta original de quatro anos com direito a uma reeleição. A medida atende a exigência da Lei do Profut que determina apenas uma reeleição e um mandato de até 4 anos.
A eleição deverá ocorrer até o dia 20 de dezembro e realizada em um final de semana. A assembleia aprovou também que a peça orçamentária para o ano seguinte será votada e aprovada até o dia 10 de dezembro.
Sobre a eleição do Conselho Deliberativo, a proposta aprovada traz à tona o critério de proporcionalidade para a composição do mesmo. Em caso de duas chapas, terá representatividade no órgão aquela que atingir 30% dos votos. Em caso de mais de duas chapas, o percentual é de 20%.
O tempo como sócio para ser conselheiro também mudou. Antes era necessário ser associado por um ano com a mensalidade em dia. Agora são necessários dois anos.
O novo estatuto determina ainda que nenhum diretor ou funcionário do clube deverá ter relação empresarial com os atletas.

Nota da Blogueira: Um Estatuto que vem ao encontro ao desejo dos torcedores por eleições diretas para Presidência do Clube e com proporcionalidade para eleição do Conselho Deliberativo. Mudanças importantes e corretas. Parabéns aos Sócios presentes e ao Conselho que elaborou o texto. 

Fonte: Avaí Futebol Clube/Oficial

Nenhum comentário: