segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Participe do Novo Estatuto By Claudio Vicente


Sugestão Importante do sócio conselheiro Cláudio Vicente:


Mesmo sabendo que este espaço abriga pessoas das mais variadas preferências políticas, religiosas e futebolísticas, sendo também um excelente meio de comunicação, tomo a liberdade de dirigir um apelo aos amigos torcedores do Avaí Futebol Clube.

Recentemente o Conselho Deliberativo do clube divulgou no site oficial uma convocação para que os sócios façam sugestões para a reforma do estatuto (http://avai.com.br/nota-do-conselho/), o que para aqueles que não acompanham de perto, pode parecer apenas uma comunicação pró-forma.

Mas é preciso alertar que se trata da maior oportunidade já apresentada aos torcedores e sócios de influenciarem o futuro do clube. Um ponto em especial merece toda a atenção – a possibilidade de sócios adquirirem, por meio do novo estatuto, o direito de elegerem o Presidente do clube por eleição direta, como já fazem Barcelona (desde 1953), Internacional, Grêmio, Bahia, Náutico, Sport, Palmeiras (desde o ano passado), entre outros clubes.

Importante ressaltar que o Barcelona se tornou o melhor time do mundo por combinar a democracia em suas instâncias com a eficiência de sua gestão (quem se interessa pelo tema pode conferir no livro “A bola não entra por acaso”, escrito por Ferran Soriano, diretor do clube). Já o Palmeiras só se deu conta da necessidade de substituir a política interna pela democracia e habilidade de gestão quando chegou ao fundo do poço.

O aspecto das eleições diretas é tão importante que, em uma análise bem embasada, é possível concluir que 80% dos problemas enfrentados pelos clubes de futebol poderiam ter um tratamento adequado se houvesse independência do Conselho Deliberativo em relação à Diretoria Executiva, já que no modelo que prevalece atualmente na maioria dos clubes brasileiros, a diretoria é eleita por um conselho articulado por ela mesma.

Estendendo o exemplo para a política, seria como se tivéssemos um Congresso Nacional formado por deputados e senadores da preferência do Presidente e seus ministros, onde um novo Presidente seria eleito por este mesmo Congresso. Se esta lógica prevalecesse em nosso país, é provável que desde 1985 até hoje tivéssemos José Sarney (e seus aliados) na Presidência da República, mantendo seus intermináveis Planos Econômicos e uma inflação de 80% ao mês. Já pensou?

Mas não se trata de criar mecanismos para “derrubar” presidentes de clubes, e sim garantir que o sócio-torcedor, que é o mais afetado pelas decisões da Diretoria Executiva, possa eleger esta diretoria, mantendo-a quando os resultados são satisfatórios e substituindo-a no próximo processo eleitoral quando os resultados deixarem a desejar. Além disso, haveria independência entre Diretoria e Conselho, e este último teria liberdade para executar sua função – acompanhar/fiscalizar o trabalho da Diretoria e tomar as decisões mais importantes para o futuro do clube.

Por tudo isso, sugiro que cada sócio-torcedor avaiano aproveite esta oportunidade e envie ao conselho (estatuto@avai.com.br), até o dia 28/fevereiro/2013, a sua sugestão para que o novo estatuto estabeleça ELEIÇÕES DIRETAS PARA PRESIDENTE. Se mais de 50% dos sócios se manifestarem com este pedido, acredito que o Conselho acatará este ponto, e, portanto, teremos estabelecido a base principal para uma modernização do clube baseada na gestão democrática e eficiente. Cláudio Vicente

Um comentário:

Cimoni disse...

Vivemos em um pais com regime de democracia..então sou a favor,de diretas já...para que seja eleito um presidente...pelos socios..e não por cupulas.ja formadas...