terça-feira, 27 de novembro de 2012

"Quem ama o Clube deve fiscalizar o próximo ano..."


Ouvi a pouco a coletiva dos jogadores Fernandes e Wilson.
Ouvi com atenção.
Porque a atenção é que alimenta a consciência. Só somos conscientes das coisas em que fomos atentos. O resto à gente não vê, não ouve e, portanto não lembra.
Atenção. Onde ela está, está a consciência.
E a história prova que aprendemos principalmente quando se conhecemos e ouvimos os adversários.

Muito do que os dois jogadores declararam estar acontecendo de dois anos pra cá no Clube deles, reflete sem distorção os problemas do nosso Clube.
Falta de transparência; ano de orçamentos altos onde se desconhece a aplicação do dinheiro; descaso com a torcida; diretores e gerentes sem a menor ligação com o Clube e a cidade, e por aí vai.

Mas o que me marcou e muito foi quando Fernandes afirmou:
- "Quem ama o clube deve fiscalizar o próximo ano, para evitar um mal ainda pior".

Esse recado ele mandou para os torcedores. São esses que amam o Clube.
E é exatamente os torcedores do Clube dele que estão demonstrando sua indignação com a maneira como foi feita a dispensa desses dois ídolos alvinegros.
E tudo que os dois declararam na coletiva pode ser dito e pode ser conhecido, por todos nós, porque a pressão da torcida respalda e referendam os dois jogadores a dar essa entrevista.

Os riscos que corremos, nós que amamos o futebol, começa na falta de transparência do Clube, passa pela conivência do Conselho Deliberativo e termina na imprensa da capital. Essa se cala quando deveria investigar e denunciar os erros e falcatruas cometidas por dirigentes dos Clubes da capital e o que é pior, se cala muitas vezes quando tem conhecimento de muita coisa errada.
A transparência se depender desse tripé estará sempre ameaçada.

Com o advento dessa invasão de ET's na direção dos Clubes e das parcerias, somente a torcida fiscalizando e mostrando sua indignação com o amadorismo, a ganância e muitas vezes, com a falta de seriedade das pessoas que se “apoderam” de instituições que são a razão e a paixão de muitos, é que pode nos trazer um pouco de clareza sobre o que está acontecendo fora dos gramados.

Infelizmente não podemos mais, nós torcedores, nos contentar em comprar o ingresso ou pagar a mensalidade. Algumas derrotas que estamos assistindo são decorrentes do que está fora do campo do jogo.

Nenhum comentário: