sábado, 19 de novembro de 2011

O misticismo da nossa Raça


E lá vamos nós o time da raça, enfrentar o navegador Vasco da Gama. O campeão da Copa do Brasil 2011, o Clube brasileiro com chances ao  título da Sul Americana e brigando pelo título de campeão brasileiro. Lá vamos nós, o primeiro Clube rebaixado para a segunda divisão, com um número de gols tomados assustador enfrentar o time sensação desse ano.
Lá vamos nós, torcedores avaianos torcer pelo Avaí.
Pra esse jogo quase me calo. Quase. Chamo então Pessoa, o Fernando:

Navegadores antigos tinham uma frase gloriosa:    
"Navegar é preciso;  viver não é preciso".  

Quero para mim o espírito [d]esta frase,    
transformada a forma para a casar como eu sou:  

Viver não é necessário;  o que é necessário é criar.   
Não conto gozar a minha vida; nem em gozá-la penso.   
Só quero torná-la grande,    
ainda que para isso tenha de ser o meu corpo e a (minha alma) a lenha desse fogo.  

Só quero torná-la de toda a humanidade;    
ainda que para isso tenha de a perder como minha.   
Cada vez mais assim penso.  

Cada vez mais ponho da essência anímica do meu sangue    
o propósito impessoal de engrandecer a pátria e contribuir   
para a evolução da humanidade.  

É a forma que em mim tomou o misticismo da nossa Raça.  
(Poesia Navegar é preciso de Fernando Pessoa)
  



Nenhum comentário: