sexta-feira, 28 de maio de 2010

O repórter das mágicas


Não vou me cansar de rebater as coisas ditas por esse mídia babaca que faz questão de diminuir o Avaí.


No ClickRbs, o repórter Jean Balbinotti escreveu o seguinte hoje:





Manchete:
No Avaí, 50 é o número mágico nos cálculos da comissão técnica


"Bastou o primeiro revés no Brasileiro para o Avaí reavaliar suas intenções. Ameaçado pelo descenso em 2009, hoje a situação é outra. O clube está no G-4 na ponta de cima da tabela e brigando por uma vaga na Libertadores. Só que o sofrimento do ano passado serviu de lição, tanto que a comissão técnica avaiana já fala na pontuação necessária para permanecer na elite".
Esse cara é um gozador, só pode!

Desde quando a prioridade do Avaí, nesses primeiros anos de série A, não é permanecer na mesma?

Quando o Avaí disse oficialmente que iria brigar por vaga em Libertadores ou por título?

Sua manchete para essa reportagem também é piegas. Diz ele, o gozador, que "50 é o número mágico" para o Avaí.

Número mágico? Desde quando no futebol a mágica pontua? O time que faz cinquenta pontos é porque lutou, se esforçou e conquistou em campo essa pontuação.

Quando ele diz que os nossos números são mágico, ele está querendo dizer também, que se o Avaí pontuar o suficiente para conquistar uma posição entre os quatro primeiros, será também obra de pura magia. Digo mais, com certeza para esse repórter, o Avaí estar na série A, é efeito de magia e nada mais.

Mágica mesmo seria fazer sumir da mídia esse tipo de profissional, que quando escreve transfere para letras e números uma escala cheia de preconceitos que moram em sua mente cheia de pré-conceitos.
Cartola no futebol só conheço um tipo e não é da famíla dos chapéus.

2 comentários:

João Jr disse...

Boa noite Kátia,

Não tenho dúvida que os jornalistas de esportes da RBS, seja TV, jornal, rádio ou internet fazem o possível para denegrir a imagem do Avaí.
As manchetes relacionadas ao nosso time sempre são destacando algo ruim, em comparação com outros times, onde tudo sempre parece estar as mil maravilhas.

Um caso que me chamou muita a atenção foi referente ao símbolo dos clubes que aparecem nas matérias do globo esporte. O nosso escudo nunca foi exibido pela RBS com a estrela amarela, a qual faz parte do distintivo oficial do clube. Mas quando o Criciúma foi campeão da Série C em 2006, no dia seguinte (literalmente) foi exibida a matéria do time do sul do estado com três estrelas sobre o distintivo (Campeão da Copa do Brasil, Série B e Série C). No dia seguinte enviei um e-mail para a redação do GE (Suyane Quevedo) falando da minha indignação sobre o escudo do Avaí desde 98 nunca aparecer com a estrela e o do Criciúma ser exibido imediatamente após o título de 2006. A resposta dela foi algo no tipo: "... você está certo, daqui para frente, não vamos mais usar estrelas nos distintivos dos times...". Por que????? Pois o time do estreito, o preferido deles, não tem estrela no escudo oficial... Depois dessa para mim bastou. Não dou bola para o que é falado nos veículos desta empresa. Vez ou outra eu leio alguma notícia, ou vejo alguma matéria, até porque infelizmente não temos muitas opções aqui em Florianópolis. Mas nunca levo muito a sério o que eles falam, pois sei que tem segundas e até terceiras intenções...

Porém, se me permite dizer, com relação ao Jean Balbinotti, quero dizer que não o conheço pessoalmente, mas me recordo que neste ano, desde a pré-temporada em Gramado, ele fez matérias muito legais e interessantes sobre o Avaí no DC. Como mencionei anteriormente, não gosto do jeito jocoso que os "profissionais" da RBS tratam as coisas do Avaí, mas eu sempre percebi nas matérias deste jornalista um tom muito responsável e de bom nível nas reportagens dele sobre o Leão, diferente da "mesmice" habitual.
Ok, também acho que ele forçou um pouco a barra na introdução do texto dele nesta última matéria, mas prefiro esperar para ver as próximas reportagens dele, e então avaliar se ele é mais um da RBS à desrespeitar o Avaí, ou se ele volta a fazer o trabalho responsável que estava apresentando até agora.

Desculpe ter escrevido tanto.

Um abraço.

Kk De Paula disse...

João, obrigada pelo teu comentário, foi esclarecedor e inteligente.
Quanto ao Balbinotti, concordo contigo, já fez ótimas máterias sobre o Avaí.