segunda-feira, 20 de julho de 2009

Esse tal de "Futebol"

Diz a música "quem não gosta de samba bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé". Onde está a palavra "samba" poderiamos ter a palavra "futebol", sendo que precisariamos retirar o "doente do pé", porque pra gostar de futebol o cara não precisar ter um pé saudável, isso o apaixonado por esse esporte espera somente dos jogadores, pé bom.

Ontem foi comemorado o Dia do Futebol, esse jogo brasileiro onde todos são apenas e grandiosamente "torcedores". Um jogo colorido por cores de camisas oficiais ou mantos sagrados e pela linda diversidade de cores do nosso povo, esse fiel amante da bola na rede.

Um jogo onde em uma partida "se joga pra xuxu", em outras "se joga pra Burro" ou por "laranjas"; um jogo que dá nome a clássicos, como a compará-los as grandes sinfonias da música clássica; um jogo que em rápidos noventa minutos nos permite chorar, sorrir, esbravejar, cantar e comemorar. Noventa minutos de pura vida dentro das vidas, noventa minutos que podem se tranformar, como numa passe de mágica, em 10 ou 180 minutos, se estamos perdendo eles passam na velocidade estonteante de um janto, mas se estamos vencendo, eles se arrastam como uma tartaruga a percorrer o gramado. Futebol para o brasileiro é mais que um show, é ação de um Deus que nos mostra o quanto somos iguais, o Futebol é divino e por isso o louvamos com Hinos e Hino para os avaianos é um só: "Avaí, meu Avaí na Ilha és o Leão. Avaí meu Avaí tu já nasceste Campeão. Eu amo esse esporte! Imagem Avainet

Nenhum comentário: